O Laboratório de Inflamação do Instituto Gulbenkian de Ciência é uma unidade de referência a nível nacional e internacional na investigação de mecanismos de resposta ao stress e danos resultantes de processos de inflamação nas interações micróbio-hospedeiro.
No Instituto Gulbenkian de Ciência, em Oeiras, o Laboratório de Inflamação está presente em vários projetos internacionais que estudam as interações entre mecanismos de resistência de natureza imunológica e as respostas ao stress e danos nos tecidos do hospedeiro para limitar os efeitos patogénicos da infeção.
O investigador principal do Laboratório de Inflamação, Miguel Soares, foi o primeiro vencedor da primeira edição dos Prémios ERC Oeiras, que permitiu reforçar a linha de investigação no Instituto Gulbenkian de Ciência.
No vídeo abaixo, conheça mais sobre a necessidade de investimento na ciência e investigação para garantir a sustentabilidade das comunidades científicas em Portugal.
Recordamos a entrevista de Miguel Soares ao Oeiras Valley, no âmbito dos Prémios ERC Oeiras, onde pode conhecer mais acerca do trabalho desenvolvido no Laboratório de Inflamação.