



A Marina de Oeiras voltou a ser palco de ciência, descoberta e participação na edição de 2025 da Noite Europeia dos Investigadores, que decorreu no dia 26 de setembro. O evento, organizado pelo ITQB NOVA – Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier, em parceria com o Município de Oeiras, reuniu cerca de 2000 visitantes e mais de 35 instituições científicas, incluindo 9 clubes de ciência, num ambiente vibrante e inclusivo.
Ao longo da tarde e noite, os visitantes puderam explorar um vasto leque de atividades gratuitas, pensadas para todas as idades. Os stands de demonstrações científicas destacaram-se, permitindo conhecer de perto o trabalho de investigação desenvolvido em Portugal. Neste contexto, houve espaço para o European Corner, com projetos europeus apresentados por diversas unidades científicas da região. A ciência cidadã também esteve em evidência, com projetos apresentados na banca do programa Ciência + Cidadã, desenvolvidos em colaboração com o Município de Oeiras tais como o Oeiras Experimenta.
Para além dos espaços expositivos, o evento contou com experiências interativas como uma escape room temática sobre pandemias, uma exposição sobre envelhecimento e longevidade do Instituto Gulbenkian de Medicina Molecular (GIMM), sessões de conversas com cientistas e uma edição especial do Pint of Science – uma iniciativa mundial que visa tornar a discussão científica acessível a toda a população, convidando investigadores de diferentes áreas a apresentar os seus projetos de forma simples e interessante, num ambiente descontraído como um bar, neste caso, o Catalazete Cervejaria e Bar.
O palco da Marina recebeu ainda um espetáculo de magia e atuações musicais das Batucadeiras “Voz de Cultura” do Bairro dos Navegadores e da banda do ITQB NOVA, ITQBand, que animaram o encerramento da noite. No mesmo espaço, jovens das escolas de Oeiras apresentaram o conhecimento científico que têm vindo a adquirir no âmbito dos clubes de ciência, através de desafios práticos e experimentais desenvolvidos em ambiente escolar, com o apoio de professores e cientistas dos centros de investigação locais.
A edição de 2025 da Noite Europeia dos Investigadores teve como mote a valorização de vozes e perspetivas menos representadas na ciência, reforçando o papel da sociedade e das escolas na promoção da literacia científica e na construção de um futuro mais inovador e inclusivo. Esta premissa é sublinhada nas palavras de Pedro Patacho, Vereador da Câmara Municipal de Oeiras: “A Noite Europeia dos Investigadores é uma verdadeira festa da ciência, que pretende desconstruir os estereótipos associados às carreiras científicas e mostrar que a ciência é para todos.”
A Noite Europeia dos Investigadores em Oeiras integra o projeto europeu EU-EMBRACES, liderado pelo ITQB NOVA, em colaboração com a Ciência Viva e o i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, e reafirma o compromisso do Município com a divulgação científica, a educação e a participação cidadã. Como destaca Elisabete Brigadeiro, Chefe do Gabinete de Ciência e Inovação: “O Município de Oeiras é parceiro e anfitrião desta celebração da ciência, que se inscreve naturalmente na Estratégia para a Ciência e Tecnologia no território. A Noite Europeia dos Investigadores é um exemplo claro de como a ciência pode e deve sair fora de portas e envolver diretamente toda a comunidade.”





