Mensagem de boas vindas
Missão
Oeiras na linha da frente da tecnologia e da inovação
Quando no final de 2017 tomei posse como Presidente do município de Oeiras um dos objetivos com os quais me comprometi foi trazer um novo ciclo de desenvolvimento para Oeiras. O lançamento oficial do projeto Oeiras Valley é um passo histórico para a concretização dessa missão a que nos propusemos.
Oeiras é já hoje a casa que acolhe muitas empresas de base tecnológica, sediadas um pouco por todo o concelho e, particularmente, nos parques empresariais Taguspark, Quinta da Fonte, Lagoas Park, entre outros. Somos a sede de laboratórios de pesquisa e desenvolvimento. Temos infraestruturas de excelência, onde se destacam os diversos parques empresariais, científicos e tecnológicos do concelho. Mas queremos mais. Queremos ir mais longe. Queremos criar condições para tornar Oeiras no maior viveiro de inovação, criatividade e tecnologia em Portugal. Queremos que Oeiras, à semelhança de Silicon Valley, seja um polo de atração do melhor talento, das melhores ideias e da melhor tecnologia. Queremos fazer de Oeiras o maior ecossistema de inovação do País, favorecendo a instalação de empresas de base tecnológica, farmacêutica e investigação, estimulando a criação de empregos com alto valor acrescentado.
Ambicionamos chegar mais alto, chegar mais longe. Para isso, um dos eixos da nossa estratégia de desenvolvimento passa pela internacionalização da marca Oeiras Valley, apresentando o projeto nos mercados estrangeiros, com o objetivo de captar mais investimento para o município.
“Queremos criar condições para tornar Oeiras no maior viveiro de inovação, criatividade e tecnologia em Portugal. Queremos que Oeiras, à semelhança de Silicon Valley, seja um polo de atração do melhor talento, das melhores ideias e da melhor tecnologia”
Para isso vamos continuar a apostar na criação de condições e incentivos para colocar Oeiras no mapa empresarial internacional e reforçar a sua posição como município exportador. Nesse sentido, prevemos investir até 2026 perto de 400 milhões de euros na dinamização económica, na educação, habitação, ambiente e inteligência territorial. Vamos continuar a investir nos eixos que posicionam o nosso concelho como um dos principais motores do desenvolvimento económico, social e humano da Área Metropolitana de Lisboa e do País.
Um exemplo deste dinamismo crescente é a aposta do município no programa Oeiras Educa – um programa que interliga as escolas, as famílias e a comunidade, com o objetivo de ter em Oeiras os melhores alunos do País. Na mesma linha de ação, vamos lançar também a Agenda Para a Ciência, assente em três grandes esferas: Educação e Sociedade, Inovação e Internacionalização. O objetivo desta agenda é criar uma estratégia ambiciosa que envolva a sociedade, as universidades e institutos de investigação, as empresas e que consolide em definitivo a ciência e a tecnologia como parte da identidade do município de Oeiras.
Ao mesmo tempo, temos vindo a desenvolver e a aprofundar um perfil cultural que posiciona Oeiras como um dos polos mais importantes das artes, do espetáculo e da inovação e criatividade cultural da Área Metropolitana de Lisboa. Vamos transformar a sociedade. Pelo futuro dos oeirenses. Pelo progresso de Portugal.