



O Município de Oeiras participou ativamente no Encontro Ciência 2025, que decorreu de 9 a 11 de julho em Carcavelos. Sob o mote “Ciência, Inovação e Sociedade”, a edição deste ano promoveu a reflexão sobre o papel da ciência na resposta aos desafios sociais e económicos, incentivando a aproximação entre investigação, tecnologia e comunidade.
O Encontro Ciência reuniu investigadores de todas as áreas científicas, nacionais e internacionais, centros de investigação, universidades, empresas com atividade em investigação e desenvolvimento e tecnologia, e representantes dos setores científico, cultural e político, com o objetivo de fomentar o diálogo e promover novas colaborações.
Para além de marcar presença no evento, o Município de Oeiras teve uma participação ativa em duas sessões. Pedro Patacho, Vereador da Educação, Desporto, Ciência e Inovação, foi um dos oradores da sessão Ciência de Excelência em Materiais Avançados para a Sociedade do Futuro, onde se debateram as fronteiras do conhecimento na área dos materiais desenvolvidos a pensar nas necessidades da sociedade futura. Na sua intervenção, destacou o compromisso de Oeiras na criação de uma rede colaborativa entre investigadores, academia, indústria e território, focada em impulsionar a ciência e a economia em diálogo com a comunidade.
Já Elisabete Brigadeiro, chefe do Gabinete de Ciência e Inovação do Município de Oeiras, integrou a mesa-redonda Caminhos para um espaço público onde a ciência conta. Confirmou que o Município se assume como um agente facilitador da colaboração entre instituições, sublinhando: “Não é o Município (de Oeiras) que se junta às atividades dos Centros de Investigação, nem os Centros de Investigação que se juntam às atividades do Município, mas o modo de trabalho é juntarmo-nos e criarmos projetos conjuntos”.
Durante o Encontro, também foram apresentados diversos trabalhos apoiados pelo Município de Oeiras, em colaboração com o Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA) e o Instituto Superior Técnico – campus Oeiras. Destaca-se no Ciência 2025 a sessão paralela Ciência Cidadã em Ação: políticas públicas e sociedade e o e-poster Engenharia para Todos: um projeto que liga Ciência, Educação e Sociedade.
O evento, apresentado como “o maior encontro de Ciência do país”, proporcionou ainda o reencontro com representantes de várias instituições parceiras e participantes de programas de aproximação da ciência aos jovens estudantes. De salientar, neste âmbito, a apresentação de projetos de alguns Clubes de Ciência de Oeiras, nomeadamente do Clube C4 – Clube Crescer com Ciência, com a presença de alunos, professores, e membros da Escola Azul do Agrupamento de Escolas de Carnaxide. Participou também o Clube de Ciência da Escola Secundária Sebastião e Silva, do Agrupamento de Escolas São Julião da Barra.
Esta participação evidencia a estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia e reforça o compromisso do Município de Oeiras com o desenvolvimento de políticas públicas assentes no conhecimento, valorizando o papel da ciência no território e na vida dos cidadãos.
Mais informações em: https://www.encontrociencia.pt/