De 2 a 5 de outubro, o Palácio Anjos, em Algés, recebe a Semana da Mama 2025, uma iniciativa promovida pelo GIMM – Gulbenkian Institute for Molecular Medicina em parceria com o Município de Oeiras, que convida toda a comunidade a participar num evento gratuito dedicado à prevenção do cancro da mama e à promoção da literacia em saúde.
A ação pretende sensibilizar para a importância do diagnóstico precoce, mas também para o papel essencial da investigação científica na procura de tratamentos mais eficazes e, no futuro, de uma cura. Durante o evento, será possível apoiar diretamente a investigação nacional através da recolha de amostras de sangue para o Biobanco da Fundação GIMM — um gesto solidário que reforça o envolvimento dos cidadãos e promove uma cultura de participação ativa.
O programa é diversificado e pensado para todas as idades, promovendo o contacto direto entre ciência e sociedade com exposições interativas, workshops temáticos, sessões de yoga, pequenos-almoços comunitários com marcas parceiras e atividades educativas para jovens e famílias, como os “Pequenos Investigadores” e visitas de estudo para o ensino secundário.
Inserida no contexto do “Outubro Rosa”, mês internacional de consciencialização para a prevenção do cancro da mama, esta iniciativa reafirma o compromisso de Oeiras com a saúde pública, a inclusão e a construção de uma sociedade mais informada. Todos são bem-vindos a participar, aprender e contribuir para esta causa que nos une.
Mais informação: https://semanadamama.gimm.pt/