Iniciativa da International Space University (ISU) decorre entre 27 de junho e 26 de agosto e procura candidatos que possam prestar apoio em atividades ligadas com as tecnologias de informação, comunicação e media, logística, entre outros.
Entre os dias 27 de junho e 26 de agosto, Portugal acolherá o SSP 2022 (sigla em inglês para Programa de Estudos Espaciais), uma iniciativa da International Space University inteiramente dedicada ao Espaço, e que terá lugar no campus do Taguspark do Instituto Superior Técnico (IST), em Oeiras.
A Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space e o IST são os organizadores desta iniciativa que está agora à procura de universitários que queiram ser voluntários no SSP 2022.
As inscrições decorrem até a 30 de abril e os candidatos, que devem ter capacidade de comunicação em inglês (preferencialmente nível de inglês B2 ou superior), podem submeter o seu CV e carta de motivação no formulário online. Todos os voluntários terão direito, no final, a um certificado de participação.
A organização procura voluntários que possam prestar apoio a atividades ligadas a tecnologias de informação, comunicação e media, logística, entre outros. Todos os voluntários podem ter acesso a aulas, atividades e eventos sociais, sendo as refeições durante as atividades do programa asseguradas.
Inspirado na ligação de Portugal ao mar, o SSP 2022 contará com projetos e atividades que versarão sobre a temática da observação da Terra, o Oceano e as alterações climáticas.
O Programa de Estudos Espaciais é uma intensa experiência de desenvolvimento profissional pensada para recém-graduados e profissionais das mais variadas disciplinas.
Também em linha com um dos seus principais eixos estratégicos – o de aproximar os mais jovens do Espaço -, a Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space lançou em março o concurso Zero-G Portugal – Astronauta por Um Dia, que teve lugar no Auditório da Escola Secundária José Saramago, e que levou 30 alunos, entre os 14 e os 18 anos, a realizar um voo de gravidade zero a bordo do avião A300, da francesa Novespace.
Esta iniciativa teve como objetivo permitir que os mais jovens experienciassem condições de microgravidade — ou seja, a sensação que os astronautas têm no espaço.