
António Guterres é distinguido devido ao trabalho que desenvolveu no combate às crises climáticas e alimentares.
A revista científica interdisciplinar britânica Nature apresenta o Natures’10: a lista de 10 personalidades que ajudaram a moldar a ciência no ano de 2022. O secretário-geral das Nações Unidas é uma das dez personalidades que integra a lista.
A Nature’s 10 dá a conhecer algumas das pessoas que mais se destacaram nos principais desenvolvimentos da ciência durante o ano que passou, alertando para diversas problemáticas ou participando em descobertas revolucionárias.
António Guterres é distinguido devido ao trabalho que desenvolveu no combate às crises climáticas e alimentares. Foi, assim, destacado ainda o seu papel nas negociações que permitiram o transporte de cereais de portos da Ucrânia, no cenário de instabilidade política em que o mundo se encontra.
Recorde-se que em novembro de 2022, Guterres propôs Pacto de Solidariedade Climática entre as nações. O apelo a este pacto foi feito aos líderes dos países que integram o G20, visando a cooperação entre os países mais ricos do mundo, na defesa do clima e no combate às alterações climáticas.
Numa lista que não visa premiar nem apresentar rankings, António Guterres destaca-se enquanto líder que reforça a sua esperança na humanidade e no futuro do planeta.