O Aquário Vasco da Gama inaugurou, no dia 15 de dezembro, a maior janela virtual para o oceano na Península Ibérica. A modernização deste espaço visa atrair mais visitantes ao Aquário e garantir a divulgação do conhecimento sobre o mar.
Foi inaugurada, no dia 15 de dezembro, no Aquário Vasco da Gama (AVG), em Oeiras, a maior janela virtual para o oceano na Península Ibérica.
Os visitantes do AVG podem agora interagir com um oceano virtual, através de um ecrã de 7,25 metros de comprimento por 2,70 metros de altura, com definição 8k e conteúdos 3D.
A janela virtual para o oceano possibilita aos visitantes conhecer e interagir com cerca de 200 espécies marinhas que habitam a costa portuguesa.
Os mais interessados podem ainda conhecer mais sobre a orla costeira e os habitats de cada espécie. As crianças são ainda convidadas a desenhar o seu peixe favorito e vê-lo a ganhar vida na janela virtual para o oceano.
O Aquário Vasco da Gama é o mais antigo do mundo em funcionamento, com mais de um século de existência. No período anterior à pandemia de COVID-19, o AVG recebia cerca de 70 mil visitantes anualmente.
A renovação do espaço teve o apoio da Marinha portuguesa, num investimento de 300 mil euros. Com esta iniciativa, a direção do AVG espera um aumento do número de visitantes para os 200 mil anuais.
Estiveram presentes na cerimónia de inauguração do novo espaço o Vereador da Ciência e Inovação da Câmara Municipal de Oeiras (CMO), Pedro Patacho, o Diretor Municipal da Educação e Cultura da CMO, Jorge Barreto Xavier, o Diretor do AVG, Comandante Nuno Galhardo Leitão, a Subdiretora do AVG, Comandante Maria Martins, e o Almirante Chefe do Estado Maior da Armada, Mendes Calado.
Conheça mais sobre o Aquário Vasco da Gama aqui.