As Candidaturas para as bolsas de estudo de Oeiras estão abertas até ao próximo dia 20 de outubro. Estas candidaturas destinam-se a estudantes do ensino superior, residentes no Concelho de Oeiras.
O Município de Oeiras tem vindo a apostar fortemente na atribuição de Bolsas de Estudo de acesso ao Ensino Superior, com o objetivo de colaborar na qualificação profissional dos oeirenses.
As candidaturas para o ano letivo de 2021-2022 estão abertas, sendo possível realizar a sua candidatura até ao dia 20 de outubro, através do portal https://bolsasoeiras.cm-oeiras.pt/. Este ano, cada bolsa de estudo tem o valor total de 1450€ anuais, concedidos ao longo de dez meses.
Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Oeiras pretende assegurar o princípio da igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior e garantir que nenhum estudante de Oeiras se veja impossibilitado de prosseguir os seus estudos por falta de rendimentos.
As Bolsas de Estudo destinam-se a estudantes matriculados em cursos conducentes ao grau de licenciatura, com ou sem mestrado integrado, e ao grau de mestrado, sendo atribuídas em função dos rendimentos anuais do agregado familiar.
É já desde 2020 que não há um limite na atribuição destas Bolsas, tendo sido dado esse benefício a todos os estudantes elegíveis e que comprovadamente necessitassem de apoio para prosseguir os seus estudos no Ensino Superior.
A par das Bolsas de Estudo, o Município de Oeiras criou ainda a Bolsa de Mérito, destinada àqueles que se evidenciam pelos seus contributos para a comunidade, nomeadamente nos âmbitos social, cultural, académico, tecnológico, científico, económico, humanitário, desportivo ou outro que, pela sua importância notável, possa ser objeto de reconhecimento público.
Também em 2020, o Município de Oeiras assinou um protocolo com a Fundação Calouste Gulbenkian para a criação do “Oeiras – ERC Frontier Research Incentive Awards”, um prémio de incentivo à investigação científica. Este prémio destina-se a financiar os projetos de elevada qualidade que tenham apresentado candidatura a bolsas individuais ao Conselho Europeu de Investigação (European Research Council – ERC), mas que não conseguiram garantir fundos devido a restrições de orçamento da ERC.