O encontro “Oceano e Águas: Potenciar o contributo da Ciência” decorreu no Campus Universitário de Santiago, em Aveiro
Ao longo de três dias, o Ciência 2023 promoveu o debate e a discussão científica entre os mais conceituados cientistas nacionais e internacionais, com o intuito de responder aos desafios de uma sociedade desejavelmente mais sustentável.
Com um foco especial na temática dos Oceanos, estimulou o encontro de ideias de muitas temáticas conexas, como a transição climática e energética, a economia circular ou até mesmo o espaço.
O Dia Mundial do Cooperativismo, que decorreu pela mesma altura, não deixou de ser também celebrado, já que este encontro do Ciência 2023 intencionalmente apresentou uma componente de networking forte, como, aliás, o ecossistema científico exige.
Assim, além da participação ativa do país convidado – Espanha, através das suas representações oficiais, pode contar com colegas e amigos de diferentes instituições científicas congéneres!
Realizado anualmente, é promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) em colaboração com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, e contou este ano com o apoio institucional do Governo, na pessoa da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, também ela reputada cientista portuguesa.
Mais do que um encontro entre ciência e tecnologia, o Ciência 2023 trouxe um importante contributo e importantes sinergias no que diz respeito ao tema do oceano e das águas, fruto das sinergias criadas pelos investigadores, empresários, estudantes – além do público em geral – que, diariamente, trabalham em prole de um futuro mais sustentável.