
A publicação digital e bianual é elaborada por membros do clube, incluindo professores e alunos, e conta com o apoio de entidades parceiras como o ITQB-Nova e a Câmara Municipal de Oeiras.
Atómica é o nome da nova revista do Clube de Ciência Viva da Escola Secundária Professor José Augusto Lucas (ESPJAL), situada no Agrupamento de Escolas Linda-a-Velha e Queijas. A revista, que é digital e bianual e cujo primeiro número foi lançado no mês de fevereiro, tem como objetivo divulgar diversos temas relacionados com a ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.
Os artigos publicados na revista são escritos pelos membros do clube, que incluem professores e alunos, além de convidados especiais. Com a redação dos artigos, o clube incentiva os seus membros a explorar tópicos do seu interesse e a aprofundar o seu conhecimento em áreas que vão além do conteúdo ensinado em sala de aula. A iniciativa visa estimular o interesse pela ciência e promover a curiosidade científica entre os estudantes, contribuindo para uma formação mais completa e enriquecedora.
A revista Atómica pode ser acedida diretamente pelo site da ESPJAL ou pelo link https://joom.ag/3d9d. Entre os temas abordados na primeira edição, destacam-se o turismo e a habitação espacial, a extração e identificação de DNA em vegetais feita em sala de aula, em colaboração com o ITQB-NOVA, e a química dos aromas das flores.
Na cerimónia de lançamento do primeiro número da revista Atómica, estiveram presentes representantes das entidades parceiras do Clube: o Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB-NOVA) e a Câmara Municipal de Oeiras.




