
Inserida no projeto Bauhaus of the Seas Sails, esta que é a segunda conferência pública do evento, teve lugar em Oeiras, em setembro.
Entre os dias 26 e 29 de setembro, o município recebeu mais de 50 representantes das instituições do consórcio para uma agenda completa de sessões de trabalho e workshops em torno do tema: a Literacia dos Oceanos.
No dia 26, realizou-se a Cerimónia de Abertura no Templo da Poesia, que contou com Rogério Colaço, Presidente do Instituto Técnico Lisboa, Ana Botella do Centro de Arte Moderna Gulbenkian, Jorge Barreto Xavier, Diretor Municipal de Educação, Desenvolvimento Social e Cultura da Câmara Municipal de Oeiras, Elisa Ferreira, Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Manuel Pinto de Abreu, Oceanógrafo e curador da Sharing Foundation. Realizou-se ainda uma conversa entre o fotógrafo e biólogo Nuno Vasco Rodrigues e a rapper e autora Capicua, moderada por Frederico Duarte (ITI/IST), seguida de uma breve discussão com Manuel Pinto de Abreu e Jorge Barreto Xavier.
No dia 27, houve lugar a um workshop experiencial do videoartista Fito Conesa, convidado da TBA21 – Academy e a passeios Walk to the Sea, com os guias Carlos Alpedrinha (ANCORAS- Associação Náutica Clássicos de Oeiras), João Paulo Medeiros (MARE – Centre for Marine and Environmental Sciences; ARNET – Aquatic Research Network), Marco Ferreira (Aquário Vasco da Gama), Maria João Leão (Programa Ciência + Cidadã/Oeiras Experimenta – IGC, ITQB NOVA e Município de Oeiras), Patrícia Portela (escritora), Pedro Cardoso (Centro de Atividades Náuticas, Agrupamento Escolas Paço de Arcos), Sara Almeida (Divisão de Gestão de Ambiente, Município de Oeiras); foi ainda possível assistir ao documentário “Mar Urbano Lisboa”, de José Vieira Mendes e Ricardo Gomes.
O dia 28 centrou-se no Aquário Vasco da Gama, em torno de uma discussão sobre o desenvolvimento e futuro do projeto, com apresentações de alguns programas piloto em curso. Foi ainda possível realizar o registo de um conjunto de vídeos com curadoria da Bauhaus of the Seas Sails.
O evento terminou na madrugada de sexta-feira, 29 de setembro, com um passeio de barco ao nascer do sol até ao farol histórico do Bugio, próximo da costa de Oeiras.