A nova bolsa do Conselho Europeu de Investigação foi atribuída a Waldan Kwong, líder do laboratório de Genómica Microbiana & Simbiose, do Instituto Gulbenkian de Ciência. Esta bolsa irá permitir aprofundar o conhecimento sobre comunidades microbianas, num projeto financiado com 1.5 milhões de euros.
O Conselho Europeu de Investigação atribuiu a bolsa ERC a Waldan Kwong, líder do laboratório de Genómica Microbiana & Simbiose, no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC). A bolsa vai financiar um estudo sobre comunidades microbianas, para aprofundar o conhecimento acerca de fatores genéticos que permitem a simbiose do microbioma, uma área ainda pouco estudada.
A investigação sobre fatores genéticos das comunidades microbianas é importante para a compreensão de mecanismos que mantenham a saúde e estabilidade nas relações hospedeiro-micróbio, com base na compreensão da base ecológica e evolutiva das comunidades microbianas.
O projeto liderado por Waldan Kwong, financiado com 1.5 milhões de euros, será realizado com recurso à cultivação de elementos do microbioma intestinal das abelhas e utilização de ferramentas genéticas para a sua manipulação.
A atribuição da bolsa ERC vai permitir a criação de uma equipa de investigadores destacados no IGC para este projeto e ainda a formação de estudantes e pessoal técnico. Esta iniciativa visa igualmente enriquecer a crescente comunidade de investigação do microbioma e a expansão das redes colaborativas a nível nacional e internacional.
As bolsas ERC apoiam cientistas em início de carreira na constituição de equipas de investigação e desenvolvimento de projetos em todas as áreas de conhecimento. O trabalho liderado por Waldan Kwong foi um dos muitos projetos em Portugal que conseguiu ser selecionado para a atribuição de uma bolsa ERC. A investigação em Portugal conseguiu captar, desde o início do ano, cerca de 24 milhões de euros nos concursos às bolsas ERC.