O Município de Oeiras e o Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova (ITQB NOVA) realizaram mais de cinco mil testes diagnósticos à COVID-19 a profissionais de 1ª linha, entre outros, a desempenhar funções em Oeiras.
Ao abrigo deste esforço para o diagnóstico da doença estão a ser testadas categorias como polícias e bombeiros e também profissionais da rede escolar, que estão em permanente contacto com a população.
Até à data, foram realizados 5.600 testes PCR à COVID-19 a partir das amostras recolhidas na ex-Fundição de Oeiras no âmbito da parceria entre o ITQB NOVA e o Município de Oeiras.
O Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa Ocidental e Oeiras é responsável por proceder à recolha das amostras. Estas são inativadas durante o transporte, utilizando um meio de inativação implementado no ITQB NOVA em parceria com o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC).
No ITQB NOVA, compete a uma equipa de 50 estudantes e investigadores voluntários realizar os testes RT-PCR para a COVID-19.
Estes testes permitem identificar profissionais infetados antes de apresentarem sintomas. Aqueles que estão infetados podem assim ser isolados e receber os cuidados adequados, prevenindo surtos em toda a população.
Com vista a cumprir com esse objetivo, em julho do ano passado, o Município de Oeiras adquiriu 10.000 testes para diagnóstico de COVID-19, o que correspondeu a um investimento de 191,88 mil euros (testes + máquina). Adicionalmente, o Município foi beneficiado com a oferta de mais 2.000 testes (com as mesmas características), elevando para 12.000 o universo total disponível.
Nessa altura, o Executivo Municipal aprovou ainda a atribuição de uma comparticipação financeira ao ITQB NOVA de 230 mil euros para a realização dos testes e emissão dos respetivos resultados.