No dia 8 de junho, os municípios de Lisboa e Oeiras, parceiros portugueses do projeto europeu Bauhaus of the Seas Sails, comemoraram o Dia Mundial dos Oceanos com um conjunto de atividades abertas ao público em vários locais ribeirinhos das duas cidades. Esta celebração pretendeu, não só sensibilizar para a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais, mas também promover a sustentabilidade dos ecossistemas aquáticos e incentivar um futuro mais consciente.
O projeto Bauhaus of the Seas Sails, através desta iniciativa, pretende desenvolver projetos inovadores para os grandes centros urbanos costeiros. O programa público inclui atividades, residências artísticas e científicas, e exposições em espaços culturais, proporcionando uma experiência enriquecedora para todos os participantes.
Em Oeiras, está a ser desenvolvido um projeto-piloto denominado “A Call to the Sea”, cuja primeira apresentação ocorreu no dia 8 de junho, na Baía dos Golfinhos e Forte de São Bruno. Este evento, de entrada livre e participação gratuita, visou promover a reflexão, o debate e a construção de inteligências coletivas sobre a história compartilhada pelo Tejo e as cidades de Lisboa e Oeiras, e as interações destas com a vida das suas comunidades.
A comunidade de Oeiras foi convidada a participar numa jornada única de apelo à preservação dos rios e oceanos. No Forte de São Bruno, os participantes puderam explorar os ecossistemas aquáticos através de diversas iniciativas que reforçam as raízes culturais marítimas e conectam o passado, presente e futuro com o Tejo. O programa incluiu uma visita guiada ao Forte de São Bruno, conversas sobre os ambientes marinhos, oficinas experimentais de cianotipia e pintura decorativa, e outras atividades que destacam as espécies que habitam o Tejo.