A equipa liderada por Cláudio Soares e Diana Lousa, do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade NOVA de Lisboa (ITQB NOVA), em Oeiras, foi galardoada com um financiamento de 8 milhões de euros do Horizonte Europa.
O projeto, intitulado EvaMobs, foi financiado inicialmente em 2022 pela Fundação La Caixa com 1 milhão de euros para a criação de uma plataforma de combate à COVID-19 e à gripe.
Atualmente, este projeto destacou-se como o único coordenado nacionalmente a ser selecionado no concurso Cluster Saúde 2023 e o seu novo financiamento permitirá expandir as investigações para outros vírus e medicamentos.
O consórcio do projeto é composto por 11 parceiros de Portugal, Suíça, Espanha, Irlanda, Bélgica, Croácia, Alemanha e Países Baixos, refletindo uma abordagem interdisciplinar para fortalecer a resposta a futuras pandemias e mitigar os seus impactos na saúde e na economia.
O Diretor do ITQB NOVA, João Crespo, destaca a importância desta colaboração para o posicionamento de Portugal na vanguarda da investigação e inovação no âmbito do Programa de Investigação e Inovação da União Europeia.