A Câmara Municipal de Oeiras anunciou esta semana a aprovação da atribuição de um apoio financeiro global superior a 300 mil euros ao Instituto Gulbenkian Ciência (IGC), ao Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade NOVA de Lisboa (ITQB NOVA) e ao Instituto Superior Técnico (IST), no âmbito da Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia – 2020-2025.
O apoio agora aprovado será distribuído da seguinte forma: O IGC terá uma comparticipação financeira no valor de 232 mil euros; o ITQB-NOVA terá um apoio de 46 mil euros e o IST beneficiará de um apoio no valor de 24 mil euros.
Recorde-se que o Município de Oeiras pretende afirma-se como capital nacional da ciência e inovação. Para atingir este objetivo foi definida e apresentada, no ano passado, uma agenda estratégica concertada entre parceiros do ecossistema científico e tecnológico do território do município de Oeiras : a Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia 2020-2025. No âmbito desta estratégia têm vindo a ser estabelecidas parcerias com as instituições de ensino, investigação e desenvolvimento sediadas no território e a ser apoiadas um conjunto de ações que reforçam a agenda para a ciência e o firme compromisso do executivo com a disponibilização de 1% do orçamento municipal para a criação de um ecossistema único para a inovação, criatividade e tecnologia em Portugal.
A Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia 2020-2025 tem como objetivos elevar os níveis de literacia científica para o futuro, promover os valores da ciência e evolução tecnológica, disseminar o conhecimento e contribuir para o desenvolvimento educacional dos públicos, condição indispensável ao exercício de uma cidadania informada e ativa.