- Este evento já decorreu.
CryoEM Resolution Revolution – the CryoEM-PT Network
20 20Europe/Lisbon Setembro 20Europe/Lisbon 2023 @ 12:00 - 13:00
Pedro Matias dá a conhecer o CryoEM-PT – Rede Nacional de Microscopia Avançada para a Saúde e Ciências da Vida, no dia 20 de setembro, às 12h00, no ITQB NOVA.
Em 2017, o Prémio Nobel de Química foi concedido a três cientistas que fizeram contribuições significativas para o desenvolvimento da microscopia eletrónica de amostras biológicas criogénicas: Jacques Dubochet, da Universidade de Lausanne, na Suíça, Joachim Frank, da Universidade de Columbia, em Nova York, EUA, e Richard Henderson, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.
Embora existissem vários microscópios eletrónicos em Portugal em 2017, nenhum era adequado para microscopia crioeletrónica, pelo que uma equipa de investigadores de diversas universidades e instituições iniciou uma iniciativa para garantir financiamento para a compra de um microscópio crioeletrónico. Dado que isto exigia um investimento de vários M€, rapidamente se percebeu que a criação de um Mecanismo Nacional era a única opção para trazer a Revolução da Resolução para Portugal.
Diversas reuniões com as Comissões de Coordenação do Desenvolvimento Regional e com o então Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Prof. Manuel Heitor resultaram na criação da CryoEM-PT – Rede Nacional de Microscopia Avançada para a Saúde e Ciências da Vida, que foi incluída no Roteiro Nacional de Infraestruturas em 2019. O CryoEM-PT foi concebido para incluir um nó central onde seria instalado o microscópio, bem como vários nós regionais que seriam equipados para preparação de amostras e processamento de dados. O nó central ficaria localizado no INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em Braga, uma instituição já experiente em microscópios eletrónicos avançados, embora mais focada em ciências dos materiais.
Mais informações em: [SCAN] Portugal joins the CryoEM Resolution Revolution – the CryoEM-PT Network — ITQB (unl.pt)