O Taguspark – Cidade do Conhecimento está a apresentar uma parte da sua coleção de arte na exposição intitulada “Essências do MAU”. Esta exposição destaca uma secção da coleção de arte associada à história do MAU – Museu de Arte Urbana, através de fotografias que mostram fragmentos dos graffitis que deram origem e impulsionaram o desenvolvimento desta coleção.
A escolha de expor fragmentos das pinturas de mural é feita com o intuito de convidar o público a visitar as várias galerias subterrâneas que servem de tela a diversas intervenções artísticas, coexistindo em proximidade com a base científica e tecnológica do Taguspark. Esta exposição inclui trabalhos de artistas como Paulo Arraiano, Gonçalo Mar, The Caver, entre outros, apresentando a arte underground da coleção do Taguspark.
O MAU surgiu em meados de 2020, quando uma manifestação de insatisfação de um cliente em relação à manutenção de um dos parques de estacionamento levou à revitalização artística do espaço, mesmo que inicialmente tenha sido na garagem errada. Esta situação estimulou a proliferação de graffitis no Taguspark, originando o MAU e o compromisso contínuo da Cidade do Conhecimento com a arte contemporânea.
A exposição “Essências do MAU” estará em exibição no Núcleo Central do Taguspark até 9 de março, com entrada gratuita.