A 2ª Edição do FIC.A, o primeiro Festival Internacional de Ciência criado e implementado em Portugal, irá decorrer de 10 a 16 de outubro de 2022, em Oeiras. A iniciativa terá como embaixadora a astrónoma Teresa Lago e irá atribuir, pela primeira vez, um prémio internacional de divulgação da ciência em língua portuguesa no valor de 25 mil euros.
A Câmara Municipal de Oeiras anunciou a reedição do Festival Internacional da Ciência (FIC.A), que irá decorrer no centro de incubação de indústrias criativas Hub ACT (Arte, Ciência & Tecnologia), em Porto Salvo, entre os dias 10 e 16 de outubro de 2022.
Figura de renome no panorama científico nacional e internacional, a astrónoma Teresa Lago será a embaixadora da 2ª edição do FIC.A, o primeiro Festival Internacional de Ciência criado e implementado em Portugal.
Organizada em quatro pilares distintos, a edição deste ano do FIC.A terá como principais áreas temáticas: O Mundo Dentro de Nós (Biologia, Medicina, Psicologia); O Mundo à Nossa Volta (Ecologia, Geologia, Meteorologia); O Mundo Além de Nós (Matemática, Física, Astronomia); O Mundo do Conhecimento (Formação e Capacitação Científica e Artística).
Outra grande novidade da edição deste ano será a atribuição de um prémio monetário, no valor de 25 mil euros, que será distribuído em cinco categorias dentro da área da comunicação e divulgação da ciência feitas em língua portuguesa: Carreira (destinado a um comunicador de ciência consagrado e conhecido do grande público); Jovem (premeia um jovem comunicador de ciência); Projeto (irá premiar um projeto de comunicação de ciência em contexto escolar); Educação (distingue um projeto de comunicação e divulgação de ciência em contexto escolar); Obra (reconhece uma obra de comunicação e divulgação científica).
O anúncio da reedição do FIC.A para 2022 decorre no seguimento do sucesso da 1ª edição, em 2021, que contou com a presença de mais de 34 mil participantes – dos quais 15 mil alunos – e com a realização de mais de 600 atividades de divulgação científica, como workshops, experiências e exposições.
O FIC.A é uma iniciativa organizada pela Senciência, em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras, que visa a celebração da ciência e do conhecimento com a sociedade. O festival tem como principal objetivo apresentar a ciência e a tecnologia de uma forma acessível, inclusiva e estimulante, de modo a promover a educação para a literacia científica, cultural e artística. Esta iniciativa resulta do apoio de dezenas de parceiros do concelho de Oeiras, dos quais se destacam as instituições de ensino superior, institutos de investigação, centros de ciência e empresas tecnológicas.