A nova unidade de investigação contribui para a valorização e transferência de tecnologia do iBET.
No dia 23 de junho, decorreu a inauguração do novo edifício do Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET)em Oeiras. Localizado na Estação Agronómica de Oeiras, o novo hub científico, que tem uma área total de 6700 m2, visa atrair novos talentos e criar novos empregos na área científica em Portugal.
Com um investimento total de 25 milhões de euros, dos quais 19,3 milhões solicitados e elegíveis para financiamento e apoiado em 7,7 milhões pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), a nova unidade de investigação irá permitir uma maior capacidade de desenvolvimento de novos projetos na área da biotecnologia. Neste sentido, o iBET conseguirá apostar na investigação e aumentar a visibilidade para investimento internacional no desenvolvimento de biofármacos e produção de terapias avançadas.
Presidida pelos ministros da Ciência e Tecnologia, Elvira Fortunato, da Saúde, Manuel Pizarro, e da Agricultura, Maria do Céu Antunes, a cerimónia de inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras. Isaltino Morais destacou a importância deste novo edifício no município de Oeiras para a valorização do território. O Presidente referiu a estratégia municipal que tem vindo a ser desenvolvida nos últimos anos que para Oeiras seja um concelho de referência e um ponto atrativo para a instalação de grandes empresas e na promoção de novos talentos.
Há mais de 30 anos em Oeiras, o iBET tem um papel fundamental na investigação de excelência em biotecnologia, sendo uma das maiores instituições sem fins lucrativos dedicadas à área. Tendo como missão criar valores para os seus parceiros, alavancando o conhecimento científico e tecnológico em Biologia e Química, o iBET visa usar a ciência para a resolução de problemas da sociedade.