Ao longo destes últimos 30 anos, o IT desenvolveu mais de 140 projetos nacionais, a que se juntam outros 50 com escala internacional, que criaram impactos decisivos no desenvolvimento em Portugal.
O Instituto de Telecomunicações (IT) celebrou no passado dia 5 de dezembro os seus 30 anos de história. Num evento que decorreu no TagusPark, com apoio da Câmara Municipal de Oeiras, e que contou com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, a entidade deu a conhecer uma amostra do que melhor se fez no IT ao longo das últimas três décadas.
Esta amostra passou em revista os últimos 30 anos, evidenciando o trabalho de investigação e o contributo que a entidade tem dado ao longo dos tempos para a prossecução dos objetivos de política científica e tecnológica nacional e internacional.
No discurso de abertura do evento, o presidente do IT, José Carlos Pedro considerou que a inovação tecnológica do país “é um dos principais compromissos assumidos por este organismo”, o qual já conta com três décadas de iniciativas estruturantes “que marcam a história das tecnologias da informação, comunicação e eletrónica, com destaque no sector das telecomunicações, além da economia nacional no seu todo.”
O IT conta atualmente com uma equipa de investigadores de mais de 250 pessoas, e cerca de 400 alunos de doutoramento e mestrado. Ao longo destes últimos 30 anos, o IT desenvolveu mais de 140 projetos nacionais, a que se juntam outros 50 com escala internacional, que criaram impactos decisivos no desenvolvimento em Portugal, com vastas implicações na qualidade de vida das pessoas e do seu quotidiano.