O Prémio INA Melhor Investigação sobre Administração Pública tem como objetivo incentivar a investigação e disseminar temas que contribuam para um incremento do conhecimento dos trabalhadores e dirigentes da Administração Pública.
O Instituto Nacional de Administração (INA) anunciou a segunda edição do Prémio INA Melhor Investigação sobre Administração Pública, com o objetivo de reconhecer e distinguir estudos de investigação desenvolvidos na área da Administração Pública em Portugal.
Com o lançamento desta segunda edição, o INA pretende incentivar a investigação e a criação de conhecimento sobre a Administração Pública, promover temas que contribuam para o aumento do conhecimento dos trabalhadores e dirigentes e distinguir trabalhos de investigação de elevada qualidade nos domínios da Administração Pública.
As candidaturas estão abertas até às 24h00 de 31 de maio de 2023 a todas as pessoas singulares que tenham defendido dissertações de mestrado ou teses de doutoramento em Instituições do Ensino Superior em Portugal entre os anos de 2021 a 2023.
A cerimónia de divulgação dos resultados e entrega do Prémio será realizada a 22 de novembro, onde o vencedor receberá um prémio financeiro no valor de dois mil euros, além da publicação do estudo de investigação vencedor pela INA Editora e divulgação nos canais de comunicação digital do INA.
Na primeira edição do prémio, em 2022, Marcelo Vegi da Conceição foi o vencedor com o estudo “O Impacto do Job Design sobre os Comportamentos Inovadores e o Work Engagement de Gestores Públicos Portugueses”. O INA atribuiu ainda duas menções honrosas a Hélder José Fernandes dos Santos com o estudo “Impacto da motivação para o serviço público nas intenções de turnover: o papel moderador do tipo de contrato de trabalho” e a Paulo Fernando Gonçalves Amaral Antunes, pelo estudo “Competências Táticas de Liderança na Operacionalização da Estratégia Organizacional em Unidades de Saúde em Portugal”.