A exposição incorpora fotografias dos oito cientistas premiados entre 2019 e 2022 e que fizeram os seus estágios de investigação e projetos inovadores e de relevância estratégica, fomentando colaborações internacionais.
Os Jardins do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras, recebe uma exposição de fotografias de oito cientistas que, através do programa António Coutinho Science Awards, desenvolveram projetos inovadores e internacionais de investigação em ciências exatas, da vida e da saúde. A exposição pode ser visitada todos os dias das 10h00 às 18h00.
O programa António Coutinho Science Awards é gerido pelo Centro Colaborativo do Instituto Gulbenkian de Ciência, numa parceria com a Câmara Municipal de Oeiras e a Merck, que procura levar a ciência mais perto da sociedade. Este programa visa impulsionar carreiras científicas e a diversidade na ciência, oferecendo bolsas de mestrado e prémios de pós-doutoramento para cientistas dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa ou portugueses afrodescendentes destes países.
A exposição “Ciência para o Mundo”, que está nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal, até 14 de dezembro, incorpora fotografias dos oito cientistas premiados entre 2019 e 2022 e que fizeram os seus estágios de investigação e projetos inovadores e de relevância estratégica, fomentando colaborações internacionais.
Alguns destes cientistas premiados cujas fotografias estão agora em exposição foram responsáveis por descobertas que estão a mudar o rumo da ciência. Descobertas essas que mostram que é possível avaliar a autenticidade do mel com base nas plantas que as abelhas usam para o produzir. Ou que os satélites podem ajudar-nos a usar recursos de forma mais eficiente na agriculturas. Ou ainda que os genes dos microrganismos nos podem dar informação sobre a eficácia dos antibióticos.