“De pequenino é que se torce o pepino”. Essa é precisamente a missão do Lab in a Box, um projeto pedagógico pioneiro do Instituto Gulbenkian da Ciência desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras no âmbito da Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia.
A iniciativa visa fomentar junto dos mais jovens o gosto e a curiosidade pela ciência, procurando assim ir ao encontro da missão do concelho de Oeiras de se afirmar como capital nacional da ciência e inovação, onde a aproximação da ciência aos munícipes e às escolas, e estes aos cientistas e suas instituições representa um dos eixos de ação.
Em termos práticos, o Lab In a Box nada mais é do que um kit desenvolvido por cientistas e comunicadores de ciência do Instituto Gulbenkian de Ciência pensado de forma a desenvolver nos alunos o “deslumbramento pelo meio que os rodeia, o espírito crítico e a curiosidade científica”.
Este kit é levado até às escolas para ser trabalhado entre professores e alunos. No interior desta caixa azul está reunidos um conjunto de elementos que servem para levar a cabo experiências simples, apelativas e pensadas de forma a serem integradas nos currículos dos alunos.
Em conjunto, o projeto fornece ainda formações de professores acreditadas, acompanhamento em sala de aula, recursos online e uma partilha constante de experiências através de fóruns online Lab in a Box.
Ainda no início do mês de novembro, decorreu a 2ª sessão da Formação de Professores Lab in a Box – Oeiras, destinada a professores do 5º ano (2º ciclo) de Ciências Naturais. Estas formações visam capacitar os professores de Oeiras para a implementação do kit educacional de experiências científicas Lab in a Box – Oeiras, nas suas salas de aula.