Na Marina de Oeiras, a ciência foi a protagonista na noite de sexta-feira, dia 27 de setembro, num evento que reuniu mais de 40 entidades parceiras e atraiu aproximadamente 1.500 visitantes, numa celebração da ciência e da inovação realizada simultaneamente em diversas cidades europeias.
A abertura oficial da Noite dos Investigadores em Oeiras foi inserida num projeto nacional coordenado pelo ITQB NOVA em colaboração com a Câmara Municipal de Oeiras, o i3S e a Ciência Viva.






Dando primazia ao tema desta edição, a inclusão, este evento teve como objetivo o envolvimento do público geral, especialmente dos jovens estudantes, em atividades de investigação e conhecimento científico que possam responder aos grandes desafios mundiais e europeus relacionados com a sustentabilidade ambiental, económica e social.
Nesta Noite, além das bancas, foram dinamizadas inúmeras atividades interativas, como passeios de barco e um ‘escape room’ de preparação pandémica. Pelo meio foi possível ainda conversar com investigadores no espaço de conversa, no ‘European Corner’, ou até num bar. No espaço infantil houve lugar a atividades e experiências para os mais novos. Em palco, decorreu ainda a comédia stand-up com os investigadores João Cruz, Carlos Ramos, Nicolas Morgenstern e Sofia Freitas, a atuação das batucadeiras ‘Voz di Cultura’ e dançarinas ‘AFRICAN GOLD’ do Bairro dos Navegadores. O grupo de Folclore das Terras da Nóbrega também se juntou à diversão, no âmbito da nova campanha ‘Cientista do Bairro’.
Pela Marina de Oeiras, o público apreciou o novo mural participativo de arte urbana, uma parceria EU-EMBRACES, Bauhaus of the Seas Sails e Programa Ciência + Cidadã, e a exposição ‘Pelo Olhar da Ciência’, no âmbito da parceria entre este último programa e a Associação CAIS.
Durante a Noite houve também lugar a vários workshops de observação de crustáceos e bivalves, conservação de corais, sonificação com micro:bit, literacia financeira e experiências de engenharia e tecnologia.