No passado mês de setembro, no Pavilhão do Conhecimento, o Projeto “Oeiras Experimenta” foi apresentado na Noite Europeia dos Investigadores.
A ocasião, que contou com um conjunto de conversas com cientistas do ITQB NOVA e do IGC e com a realização de vários jogos interativos, permitiu ao visitante conhecer o potencial alimentar das culturas que estão a ser estudadas, através de uma degustação de bolos de arroz e sorgo, vinho Carcavelos e pastéis e licor de chícharo.
O evento contou com a presença da Casa do Concelho de Alvaiázere em Lisboa, e Cláudia Campos e Jorge Carvalho, investigadores do IGC, que colaboram no Oeiras Experimenta.
O “Oeiras Experimenta” é um projeto enquadrado na missão do Programa Ciência + Cidadã e desenvolvido em estreita parceria com o ITQB NOVA, o Instituto Gulbenkian de Ciência e o Município de Oeiras e, encontra-se, de momento, a dinamizar um laboratório vivo na Quinta do Marquês de Pombal, que tem a particularidade de contar com a participação ativa dos cidadãos em duas áreas: uma, mais direcionada aos impactos das alterações climáticas no crescimento e produtividade de plantas, outra, sobre o microbioma em abelhas.
Para Maria João Leão, coordenadora deste programa, as “pessoas de todas as idades podem colaborar e visitar o terreno do Oeiras Experimenta na Quinta de Cima do Marquês de Pombal em Oeiras e contribuírem para os projetos de investigação que estão a decorrer”.
Para saber mais sobre o “Oeiras Experimenta” e participar, basta enviar email para oeiraexperimenta@itqb.unl.pt.