A última edição do BIOMEET – Encontro Anual de Biotecnologia em Portugal, decorreu no passado mês de setembro, no Templo da Poesia (Parque dos Poetas), em Oeiras.
Dirigido a profissionais, investigadores, empreendedores, investidores, decisores políticos e entidades públicas ligadas ao setor e organizado pela P-BIO – Associação Portuguesa de Bioindústria, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, este evento procurou criar um ambiente estimulante e de oportunidades de networking para todos os envolvidos.
Os “Novos Medicamentos e Terapias Avançadas”, a “Alimentação do Futuro”, “Portugal como um Hub para Biotecnologia Azul”, “A Biotecnologia como catalisador da Bioeconomia”, ou os “Clusters de Biotecnologia” foram alguns dos temas em discussão nestes dois dias de evento.
Além de assistirem aos debates, os participantes foram convidados a visitar a zona de exposição de empresas ligadas à área da biotecnologia, e ainda a experimentar uma zona de reuniões 1-to-1.
O Encontro de Biotecnologia contou com intervenções de mais de 30 especialistas nacionais, de que são exemplo Francisco Santos (Diretor de Terapias Celulares da Crioestaminal), Rui Amandi de Sousa (CEO da Stemmatters), Luísa Cruz (Co-Fundadora e CTO da MicroHarvest), Sérgio Leandro (Coordenador Científico da Smart Ocean), Madalena Alves (Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia), Jorge Azevedo (Técnico da Confederação dos Agricultores de Portugal), Delfina Moreira (Administradora & CFO do Biocant Park), entre muitos outros.
A sessão de encerramento contou com a presença de José Maria Costa, Secretário de Estado do Mar, Isaltino Morais, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras e Simão Soares, Presidente da P-BIO.