A OVIA prevê a participação em eventos e missões empresariais em Portugal e noutros países, mas também a criação de delegações no estrangeiro e gestão e exploração de centros de incubação tecnológica.
Foi oficialmente apresentada a Oeiras Valley Investment Agency (OVIA), uma associação sem fins lucrativos com vista a atrair investimento para o concelho e projetar as suas empresas internacionalmente. A apresentação oficial, no dia 17 de novembro, foi feita pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, que destacou a importância de se criar uma associação com “capacidade de atrair mais investimento” para o concelho.
“Oeiras já tem os melhores indicadores a nível de volume de negócio e geração de riqueza, já somos sede de grandes empresas, mas temos capacidade de atrair mais investimento e é essa a missão da Oeiras Valley Investment Agency, além de afirmar a marca Oeiras Valley ao mercado internacional e projetar o concelho, e a sua qualidade de vida, internacionalmente”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, no Templo da Poesia – Parque dos Poetas, onde decorreu a apresentação.
O Presidente do Conselho de Administração da OVIA, o embaixador António Martins da Cruz, também presente na apresentação, deixou a garantia de que a estratégia da associação “está em linha com a desenvolvida pela Câmara Municipal de Oeiras: a de afirmar o concelho na sua vertente de inovação, tecnologia e atração de investimento”. “Vamos dar seguimento à estratégia delineada na marca Oeiras Valley, lançada pelo Município em 2019, para captar mais investimento, trazer novas grandes empresas para aqui constituírem a sua sede, ajudar a criar e desenvolver novos negócios e promover o empreendedorismo”, disse ainda.
De forma a cumprir estes objetivos, a OVIA prevê a participação em eventos e missões empresariais em Portugal e em países como os Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, França, Alemanha e China, mas também a criação de delegações no estrangeiro e gestão e exploração de centros de incubação tecnológica.
Esta associação tem ainda como objetivo a elaboração e divulgação de apresentações e guias para investidores nacionais e estrangeiros, com vista a facilitar o estabelecimento de empresas no concelho de Oeiras, assessoria a empresas nacionais e estrangeiras ou novas start-ups que queiram estabelecer-se ou desenvolver as suas atividades em Oeiras ou na região, e ainda o estabelecimento de parcerias com entidades ou associações de outros municípios.
São 19 as entidades que fazem parte da lista de associados fundadores, entre os quais, o Millennium BCP, a Altice, o Taguspark e o Laboratório Edol. Além dos fundadores, podem ser sócios da OVIA pessoas singulares ou coletivas (empresas, fundações, outras organizações não governamentais) com as categorias de associados temporários ou efetivos.
No Portal do Município de Oeiras, pode conhecer mais elementos sobre a OVIA, objetivos principais e ações previstas (internas e externas).