Nos dias 19, 20 e 21 de abril de 2024 vão decorrer as Olimpíadas Portuguesas de Biologia (OPB), um concurso de ciência para alunos do ensino básico e secundário. As OPB são organizadas pela Ordem dos Biólogos, com a colaboração do Ciência Viva – Pavilhão do Conhecimento, e têm o apoio de várias entidades, incluindo o Município de Oeiras, a Direção Geral de Educação, a Fundação Calouste Gulbenkian, a EPAL e a Ageas Seguros, entre outras.
O concurso está dividido em duas categorias: Olimpíadas Júnior, para alunos do 9º ano, e Olimpíadas Sénior, para estudantes do ensino secundário. Os vencedores das Olimpíadas Sénior poderão representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Biologia (IBO) e nas Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia (OIAB).
A participação é aberta a todas as escolas em território nacional (continente e ilhas), públicas ou privadas, que lecionem as disciplinas de Ciências Naturais e/ou Biologia. O objetivo é promover o interesse e a excelência na área da Biologia entre os estudantes portugueses.
Mais informações em:https://olimpiadas.ordembiologos.pt/opb-olimpiadas-portuguesas-de-biologia/olimpiadas-portuguesas-de-biologia-senior/