Financiado pelo Município de Oeiras, este prémio pretende aumentar a atratividade de Portugal para fazer ciência.
Já é conhecido o nome do vencedor da 1.ª edição do Oeiras – ERC Frontier Research Incentive Awards (Prémio ERC-Oeiras). A distinção foi atribuída a Miguel Soares, investigador principal do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), que se tem destacado no estudo da tolerância à doença, sépsis e malária, e irá receber um prémio de 240 mil euros.
“Este prémio reconhece o mérito do seu projeto submetido a concurso ao European Research Council (ERC), permitindo-lhe dar continuidade ao trabalho de investigação dedicado às doenças infeciosas causadas por vírus, bactérias ou parasitas, como a sépsis, uma das principais causas de morte a nível global”, salienta em comunicado o Município de Oeiras, financiador do ERC-Oeiras.
O Prémio Oeiras-ERC, criado no âmbito de um protocolo celebrado entre a Câmara de Oeiras e a Fundação Calouste Gulbenkian no final de novembro, destina-se a investigadores que fazem ou planeiam fazer a sua investigação em instituições do Concelho de Oeiras e que submeteram candidaturas consideradas como excelentes pelo ERC, mas que não tiveram financiamento por indisponibilidade de fundos.
A atribuição deste prémio permitirá assim aos investigadores terem meios para continuar a sua investigação de ponta, comprometendo-se a submeter nova proposta a financiamento pelo ERC no espaço de dois anos.
De salientar que, em 2020, foram selecionadas e financiadas pelo ERC apenas 818 propostas de um total de 6320 candidaturas. No âmbito desse concurso foram atribuídas a Portugal 13 Bolsas, sendo que algumas propostas classificadas como excelentes ficaram por financiar por falta de verba, onde se inclui a do vencedor desta 1.ª edição do Prémio ERC-Oeiras.
Entretanto, a 2ª edição do Prémio ERC-Oeiras já se encontra aberta e irá incidir sobre os concursos ERC cujos resultados serão anunciados durante 2021 e início de 2022. Serão elegíveis os investigadores de todas as áreas científicas que concorreram ou venham a concorrer a financiamento do ERC e que atinjam a segunda fase do respetivo processo de seleção.
Saiba mais sobre o Prémio ERC-Oeiras aqui.