Prémio Oeiras Valley reconhece projetos inovadores de estudantes e professores de universidades nacionais e internacionais, contribuindo para a promoção da excelência académica e do desenvolvimento tecnológico em áreas estratégicas em todo o mundo.
No passado dia 9 de fevereiro, a Associação Empresarial da Região de Lisboa (AERLIS), localizada em Oeiras, acolheu a final da segunda edição do Prémio Oeiras Valley. Esta iniciativa reuniu o Município de Oeiras, empresas e universidades portuguesas e estrangeiras, com o objetivo de premiar os melhores projetos com enfoque em empreendedorismo e inovação.
O prémio, que tem como objetivo incentivar a criatividade e a capacidade empreendedora de professores e alunos de mestrado, pós-graduação e licenciatura das principais universidades e institutos politécnicos nacionais e internacionais, irá distribuir prémios monetários no valor total de 16 mil euros entre os três projetos vencedores.
Os projetos desenvolvidos pelos participantes, que centraram-se em áreas estratégicas como soluções sustentáveis de Mobilidade, Cidades Inteligentes, Economia do Mar e Gestão Territorial Inteligente, Transformação digital, Aeronáutica, aeroespacial e espacial e Defesa, serão avaliados por uma lista ordenada de classificação, de onde serão selecionados os três melhores projetos, que receberão as menções Primeiro, Segundo e Terceiro classificados.
Além disso, os professores orientadores dos projetos vencedores também receberão um prémio monetário, caso existam, para reconhecer a sua orientação e apoio aos estudantes no desenvolvimento dos seus projetos.
O Prémio Oeiras Valley destaca-se pela importância dada a áreas que têm um impacto significativo no desenvolvimento sustentável do município de Oeiras, em particular no que diz respeito a inovação e empreendedorismo, e pretende incentivar a criação de novas ideias e projetos que possam ser desenvolvidos e aplicados no futuro.