O Programa Ciência + Cidadã, iniciativa da Câmara Municipal de Oeiras, do IGC e do ITQB NOVA, marcaram presença no Festival Internacional de Ciência com diversas ações sobre a temática “Cidadania Ativa na Ciência”.
A 2ª Edição do Festival Internacional de Ciência realizou-se no no espaço Hub-ACT, futuro hub de arte, ciência e tecnologia e centro de incubação de indústrias criativas, em Porto Salvo, Oeiras, onde, durante o período entre 10 a 16 de outubro foi possível divulgar a ciência junto da comunidade, com a participação de instituições de ciência, educação e cultura.
No dia 15 de outubro, realizou-se no Bairro dos Navegadores, em Porto Salvo, Oeiras, um Encontro entre os Clubes de Ciência das escolas de Oeiras e a comunidade, no Centro de Convívio local, onde foi dado a conhecer o Programa Ciência + Cidadã e as áreas de investigação do CTROP – Colégio Tropical presentes no Festival Internacional de Ciência.
Entre as ações desenvolvidas no âmbito do Programa Ciência + Cidadã, destaca-se também a criação de um mural de arte urbana da autoria da artista PITANGA e de vários grupos de estudantes do ensino secundário em Oeiras e da Universidade Sénior Oficina de Saberes.
O making-of deste mural recebeu ainda o apoio de um grupo de alunos e professores da Escola Profissional Val do Rio. Concluído o mural, serviu posteriormente como cenário para as “Conversas com Vinhos – Como podem as comunidades locais participar na ciência?”, ação dinamizada pela Rede Portuguesa de Ciência Cidadã e que contou também com uma prova de vinhos promovida pelo projeto Villa Oeiras.
Os moradores do bairro dos Navegadores puderam ainda participar numa atuação do grupo de teatro dISPAr e assistir à atuação das Batucadeiras na Praça dos Navegadores promovida pelo Festival.
O Programa Ciência + Cidadã, iniciativa da Câmara Municipal de Oeiras, do Instituto Gulbenkian de Ciência e doInstituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier Nova, tem como missão principal colocar a ciência como ponto de partida para cidadãos mais informados, participativos na sua comunidade e ativos na construção de um futuro saudável e sustentável.