A visita ocorreu no âmbito do dia aberto do ITQB NOVA.
Decorreu no dia 13 de maio a visita ao terreno do “Oeiras Experimenta” na Quinta de Cima do Marquês de Pombal, pela primeira vez, por cidadãos. Este projeto é integrado na missão do Programa Ciência + Cidadã, resultando de uma parceria entre o ITQB NOVA, o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e o Município de Oeiras.
O projeto visa dinamizar um agroecossistema com a participação dos cidadãos, permitindo, assim, estudar o impacto das alterações climáticas no crescimento e produtividade de plantas e investigar cereais alternativos, resistentes ao impacto das mudanças climáticas, como o chícharo, o sorgo e variedades nacionais de arroz.
Durante a iniciativa, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer alguns dos projetos de pesquisa científica em andamento no “Oeiras Experimenta”, apresentados por vários grupos de investigação do ITQB-NOVA.
O evento contou com a presença de mais de 70 pessoas, incluindo cientistas, membros da “Academia de Saberes”, estudantes da Escola Profissional Val do Rio de Oeiras, colaboradores da organização sem fins lucrativos “Semear”, representantes do Município de Oeiras e visitantes do Dia Aberto do ITQB-NOVA
Decorreu ainda um piquenique, num ambiente descontraído, organizado em conjunto com a “Semear”, onde os participantes puderam conversar com os cientistas enquanto degustavam pastéis de chícharo, bolos de arroz e sorgo. O momento foi importante para consciencializar sobre a importância de incentivo de uso de culturas menos conhecidas pela sociedade, mas com grande potencial nutricional e adaptadas às condições climáticas atuais.
Os visitantes puderam ainda acompanhar e participar na plantação das primeiras linhas de arroz que estão a ser estudadas no âmbito do “Oeiras Experimenta”.