Esta semana foram hasteadas as primeiras bandeiras azuis nas praias de Oeiras. Pela primeira vez, as praias do concelho foram distinguidas com este selo de excelência. A Bandeira Azul foi atribuída às praias da Torre e de Santo Amaro, tornando Oeiras no único município da Costa do Sol com praias premiadas com esta distinção.
Recorde-se que a Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias, portos de recreio e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios de gestão ambiental, de segurança, de conforto dos utentes, e de informação e sensibilização ambiental. No total foram atribuídas este ano distinções de Bandeira Azul a 352 praias, 17 marinas e 9 embarcações de ecoturismo.
No caso das praias da Torre e de Santo Amaro, destaque para o facto de ambas terem apresentado um nível excelente na qualidade da água balnear. As bandeiras azuis foram hasteadas numa cerimónia que decorreu no passado dia 5 de junho e que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais. Na mesma ocasião foi ainda apresentado o projeto “Praia Acessível”, que permite disponibilizar às pessoas com deficiência ou incapacidade, cadeiras de praia anfíbias e outros equipamentos de apoio à mobilidade, para facilitar o acesso à praia e aos banhos de mar.
Estas distinções vêm comprovar a aposta do Município de Oeiras em ser uma referência nacional e internacional na qualidade do espaço público. É também mais um passo para se tornar no melhor município para viver, visitar, trabalhar e investir.
Recorde-se que a melhoria da qualidade de vida e dos espaços públicos é um dos compromissos do Oeiras Valley – o programa do município que ambiciona trazer um novo ciclo de desenvolvimento económico, social e humano para Oeiras.