“Um sonho sem ambição é como um automóvel sem combustível: não nos leva a lado nenhum”. A famosa frase ilustra a génese do projeto Oeiras Valley. Trata-se de um programa ambicioso e que quer ser a montra do que melhor se faz na tecnologia, ciência e inovação em Portugal. Conheça com mais detalhe as quatro metas que o município de Oeiras se propõe atingir com este projeto.
Ser o ecossistema nº1 de Portugal na captação de empresas tecnológicas
Empresas como a Google, a Cisco, a Dell, ou a HP são exemplos de empresas que escolheram Oeiras para instalarem os seus escritórios, centros de investigação e de tecnologia. Mas não são as únicas. As características diferenciadoras do concelho fazem com que Oeiras reúna as condições ideais para atrair o tecido empresarial nacional e também as multinacionais. As estatísticas mostram que Oeiras tem mais de 24 mil empresas instaladas no concelho. O objetivo é que o Oeiras Valley contribua para aumentar este número através do desenvolvimento do ecossistema número um de Portugal na captação de empresas tecnológicas.
Abordar a dinamização económica numa perspetiva integrada do território
Para captar empresas, criar um ecossistema único e desenvolver economicamente o município, o Oeiras Valley assenta na promoção de políticas que permitam atrair investimento, melhorem a qualidade de vida, desenvolvam a educação, a cultura, a mobilidade, o ambiente e a segurança do município, sem esquecer a estratégia de ação social e de planeamento urbano.
Criar o primeiro município português da ciência
Oeiras quer afirmar-se como o primeiro município da Ciência em Portugal. Nesse sentido, a Câmara de Oeiras irá lançar em breve a “Agenda para a Ciência”. O objetivo desta agenda é criar uma estratégia ambiciosa que envolva a sociedade civil, universidades, institutos de investigação e as empresas e que consolide em definitivo a ciência e a tecnologia como parte da identidade do município de Oeiras.
Internacionalizar a marca Oeiras Valley
Um dos eixos da estratégia de desenvolvimento passa pela internacionalização da marca Oeiras Valley, apresentando o projeto nos mercados estrangeiros, com o objetivo de captar mais investimento para o município e colocar Oeiras no radar internacional. Numa primeira fase estão previstas ações para captar investimento no exterior, nomeadamente, Reino Unido, Alemanha, Espanha e França. Numa fase posterior, o Japão, China, Estados Unidos e Canadá.