
A época balnear começa oficialmente a 6 de junho, mas com as temperaturas elevadas que se fazem sentir são muitos os portugueses que anteciparam o seu primeiro mergulho de mar. No entanto, devido ao contexto atual de pandemia, a frequência às praias este ano está sujeita a regras especiais e algumas restrições.
Tome nota destas recomendações que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) publicou no seu site, para promover a segurança dos cidadãos.
- Antes da praia: verificar a afluência às praias próximas, consultando a app InfoPraia, preferindo as praias que estão com um nível de ocupação mais baixo, assinaladas a verde, bem como praias vigiadas e com controlo da qualidade. A app InfoPraia está disponível para sistema Android e para iOS.
- Quando se verificar um nível elevado de ocupação não se deve arriscar a deslocação, pois pode ser difícil manter a distância de segurança;
- Nos acessos à praia: usar calçado, circular sempre pela direita e seguindo as indicações que possam existir no chão e mantendo a distância de 1,5 metros dos outros utentes que não pertençam ao mesmo grupo;
- Na praia: preservar a distância de segurança de 1,5 metros aos outros utentes, na praia, à beira-mar e no banho;
- No bar da praia, instalações sanitárias: usar calçado, desinfetar as mãos e manter a distância de segurança;
- Na saída da praia: não deixar resíduos nem beatas na praia devendo ser acondicionados e colocados nos contentores respetivos (máscaras e luvas são sempre depositados nos contentores de lixos indiferenciados).
Oeiras investe mais de 400 mil euros em praias seguras
Para proporcionar o máximo de segurança às pessoas que frequentam as praias do Município de Oeiras, a Câmara Municipal anunciou que vai investir cerca de 400 mil euros na implementação de um conjunto alargado de medidas para este efeito. Entre elas destacam-se: uma nova organização dos areais, limpeza e desinfeção diária dos equipamentos e instalação de um sistema de semáforos e de sinalética. A Câmara Municipal de Oeiras decidiu ainda, a título excecional, arcar com as despesas salariais dos 22 nadadores-salvadores, de modo a incentivar economicamente os concessionários e a garantir a segurança dos banhistas.
Recorde-se que no Município de Oeiras a época balnear começa a 10 de junho, sendo que este ano o concelho tem mais duas Bandeiras Azuis (além das praias de Santo Amaro e da Torre, também Paço de Arcos e Caxias hasteiam o galardão), num total de quatro.
Regras regrais a ter em contas nas praias
