
Desde setembro de 2023 e até 17 de março de 2024 que é possível frequentar, de forma gratuita e online, a 2ª edição do curso que aborda os estereótipos de género e a sub-representação das mulheres em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).
Os estereótipos de género e a sub-representação das mulheres em STEM afetam a forma como as raparigas e as mulheres jovens se vêm a si próprias, e é uma das razões da sua baixa presença no domínio STEM.
No âmbito do projeto FOSTWOM Erasmus+, o MOOC Técnico (Instituto Superior Técnico), em colaboração com o Politecnico di Milano, apresenta um kit de ferramentas para desenvolver um curso aberto online de acesso massivo (MOOC) com um conteúdo educacional equilibrado, consciente dos desafios do género e com um foco particular em:
– conteúdos e narrativa a ser utilizada,
– linguagem consciente,
– uso de imagens e
– materiais visuais.
Importa referir que os materiais de vídeo incluídos são fornecidos com transcrições em inglês e português.
Para terminar o curso com sucesso, é necessário obter um mínimo de 60% das pontuações nas atividades de avaliação; o certificado ficará disponível na plataforma para posteriormente.
Os materiais permanecerão disponíveis a todos os utilizadores inscritos após o fim do curso, para que possam voltar ao conteúdo mais tarde.