Até dia 15 de dezembro de 2023, estão abertas as candidaturas para o concurso promovido pela ANI – Agência Nacional de Inovação e Ciência Viva que procura desafiar docentes e estudantes no plano da inovação.
Inovar no espaço escolar ou no sistema de aprendizagem, contribuindo para uma educação de qualidade e inclusiva é o objetivo do Concurso Nacional de Inovação na Escola que irá premiar as melhores ideias com um bilhete família para visita ao Pavilhão do Conhecimento e um brinquedo tecnológico/didático (1º Ciclo), um bilhete família para visita ao Pavilhão do Conhecimento e um equipamento eletrónico (2º e 3º Ciclos) e um estágio no programa Ciência Viva no Laboratório ou similar e um equipamento eletrónico (ensino secundário e profissional).
A iniciativa, que pretende ainda reconhecer a criatividade e o espírito empreendedor dos alunos do ensino básico, secundário e profissional em Portugal, irá atribuir ao representante da escola de cada uma das equipas vencedoras um troféu: “Vencedor do Concurso Nacional de Inovação na Escola 2023/2024”.
As candidaturas devem ser feitas por equipas de dois a cinco alunos, no mesmo ano de escolaridade e os temas das diferentes candidaturas de uma mesma escola deverão ser diferentes, ainda que sejam livres – contando que identifiquem um problema ou necessidade real da escola ou do sistema de ensino.
As candidaturas serão avaliadas por um Júri, numa escala de 1 a 5, pela sua criatividade (25%), caráter inovador (25%), aplicabilidade (20%), autonomia dos estudantes (10%), qualidade da apresentação (10%) e impacto (10%).
Para mais informações, deve consultar o Regulamento e o formulário de inscrição .