
No próximo dia 21 de outubro arrancam as candidaturas ao Programa de Cooperação Técnica e Científica entre o Município de Oeiras e as Instituições do Ensino Superior. Inserido no âmbito da “Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia 2020-2025”, este programa vai atribuir duas bolsas às ideias mais inovadoras. Conheça em quatro perguntas e respostas mais detalhes sobre este programa.
O que é o Programa de Cooperação Técnica e Científica?
O Programa de Cooperação Técnica e Científica entre o Município de Oeiras e as Instituições de Ensino Superior tem como objetivo premiar, através da atribuição de bolsa, o desenvolvimento e a dinamização de projetos com base em dados referentes ao território de Oeiras, fomentando a sua análise e reutilização. A ideia subjacente a este programa é possibilitar o desenvolvimento e a dinamização de trabalhos de investigação que potenciem a programação e a ação do Município em várias áreas de atuação, contribuindo para dar resposta às problemáticas mais emergentes e à procura de soluções que permitam o apoio à decisão em benefício dos cidadãos, instituições e empresas
Como candidatar-se?
As candidaturas ao Programa arrancam no dia 21 de outubro. Os interessados poderão submeter os seus projetos até ao dia 30 de novembro de 2020. As candidaturas são feitas online, em formulário próprio, a disponibilizar brevemente aqui: https://programacooperacao.oeirasvalley.com/
Quais são as áreas temáticas dos projetos que podem ser apresentados?
Os interessados em participar neste Programa deverão submeter uma proposta de desenvolvimento de projeto que tenha por base uma das cinco áreas temáticas definidas para a edição de 2020/2021 do Programa de Cooperação Técnica e Científica:
- Adaptação às alterações climáticas;
- Eficiência energética na iluminação pública;
- Ambiente construído, prática de atividade física e oferta desportiva qualificada;
- Gestão de resíduos urbanos;
- A utilização dos Dados LIDAR/Laser Scan – que desafios?
Quais são os prémios associados ao programa?
O Programa de Cooperação Técnica e Científica prevê a atribuição de duas bolsas, no valor de 5.000 euros cada uma, aos dois candidatos que apresentem as duas ideias mais inovadoras. Estas bolsas serão atribuídas para apoiar o desenvolvimento dos projetos vencedores ao longo de 2021.