O curso intensivo de Estudos Espaciais, a decorrer em Oeiras desde julho, irá terminar com uma cerimónia de encerramento no Taguspark, no dia 26 de agosto. Esta iniciativa, que conta com o apoio do Município de Oeiras, recebeu mais de uma centena de participantes.
Oeiras foi o município escolhido para receber a edição de 2022 dos Space Studies Program (SSP22), um programa avançado de estudos espaciais promovido pela International Space University a decorrer entre junho e agosto.
Nesta edição foram recebidos 107 participantes, de 37 países, incluindo nove portugueses, que tiveram a oportunidade de visitar mais de uma dezena de empresas, institutos de investigação e universidades portuguesas. Este curso disponibilizou cerca de meia centena de masterclasses, 200 seminários interativos e palestras com especialistas nacionais e internacionais, com uma forte ligação ao ecossistema espacial português.
Entre os principais temas explorados no SSP22 destaca-se as sinergias entre o setor espacial e não-espacial; as interações Espaço-Oceano-Clima; a utilização da microgravidade para desenvolvimento de novos negócios, no âmbito da Estratégia Portugal Espaço 2030; a Investigação e Desenvolvimento em microgravidade e a cooperação na Estação Espacial chinesa.
O SSP22 é uma iniciativa promovida pela International Space University, desenvolvida pela Portugal Space e pelo Instituto Superior Técnico, com o apoio do Município de Oeiras. Este curso intensivo tem como principal objetivo contribuir para a capacitação da academia e da indústria em torno do desenvolvimento sustentável do setor espacial.
Saiba mais sobre o programa de estudos espaciais e acompanhe a transmissão da cerimónia através do canal de YouTube da International Space University.