

As Bibliotecas de Praia de Paço de Arcos, Santo Amaro de Oeiras e da Torre acolhem, em três datas distintas, um conjunto de atividades interativas e de sensibilização no âmbito dos projetos “Sombra para Todxs”, “SeaMic – Eutopia Health” e “Bauhaus of the Seas Sails”. Estas iniciativas aliam arte, ciência, sensibilização e cidadania, promovendo hábitos saudáveis, respeito pelo mar e a participação ativa da comunidade na construção de um futuro mais sustentável.
Programa:
- 12 de julho 2025 (14h00-18h00) | Biblioteca de Praia de Santo Amaro de Oeiras
- 19 de julho 2025 (14h00-18h00) | Biblioteca de Praia da Torre
Sombra para Todxs
O “Sombra para Todxs” é um projeto de ciência cidadã e literacia em saúde focado na prevenção do cancro da pele. É promovido pela Associação Evita-Cancro Hereditário, em colaboração com o Município de Oeiras, instituições de ensino secundário e superior, empresas de ciência e tecnologia e entidades de saúde oncológica e apoio a doentes.
Entre os principais objetivos do projeto, destacam-se:
- A recolha e divulgação de dados sobre hábitos de exposição à radiação ultravioleta (UV);
- A sensibilização para os sintomas e diagnóstico do cancro da pele;
- A promoção de estratégias gratuitas de proteção solar, incluindo o acesso a sombra e protetores solares;
- O estímulo à adoção de comportamentos saudáveis, com recurso a tecnologia digital como uma ferramenta inovadora de sensibilização.
O Município de Oeiras é a primeira região do país a acolher o projeto “Sombra para Todxs”, que será implementado ao longo da presente época balnear com o envolvimento de vários parceiros, nomeadamente: Programa Ciência+Cidadã | ITQB-NOVA, InovLabs, Escola Secundária Quinta do Marquês, Lisbon PH e a futura associação portuguesa de doentes de melanoma “Liga os Pontos”.
Nas Bibliotecas de Praia, o programa de atividades compreende a dinamização de várias atividades interativas, desde:
- jogos de perguntas e respostas sobre o cancro da pele;
- ensino da aplicação correta de protetor solar através de câmaras UV;
- demonstração da utilidade de um sensor UV e de uma aplicação digital para visualização dos dados recolhidos pelo sensor UV em tempo real;
- apresentação de um semáforo para comunicação visual dos dados transmitidos pelo sensor UV
Estas ações pretendem alertar para a importância de aplicar na quantidade correta o protetor solar e do Índice UV na identificação dos períodos de maior risco na exposição solar. A componente tecnológica com sensores UV e semáforo será dinamizada pela InovLabs. Haverá ofertas e brindes para os participantes!
No dia 12 de julho, na Biblioteca de Praia de Santo Amaro de Oeiras, juntam-se dois projetos inovadores de ciência cidadã ligados à proteção e monitorização do ambiente marinho: o SeaMic – Eutopia Health e o Bauhaus of the Seas Sails (BoS).
SeaMic
O “SeaMic” é um projeto de Ciência Cidadã que visa desenvolver um teste rápido para avaliação da contaminação microbiana das águas da orla costeira de Oeiras. Este teste rápido envolve a participação ativa de cidadãos e poderá, no futuro, ser aplicado noutros contextos, como em missões humanitárias. Este projeto é liderado pelo Laboratório de Biologia Molecular de Leveduras do ITQB NOVA, em parceria com EUTOPIA_HEALTH, DxHub, Universidade Nova de Lisboa, o Programa Ciência+Cidadã, o Município de Oeiras (Gabinete de Ciência e Inovação e Divisão de Gestão Ambiental), a empresa STAB VIDA e os SIMAS de Oeiras e Amadora.
Durante a tarde de sábado (12 de julho), será feita uma demonstração pública do kit SeaMic, com o objetivo de avaliar em tempo real a contaminação microbiológica da água do mar das Praias de Oeiras.
Bauhaus of the Seas Sails
O projeto “Bauhaus of the Seas Sails” é um projeto europeu interdisciplinar, intergeracional e interespécie, que procura responder a desafios sociais e ambientais através da ligação entre ciência, arte, comunidades e sustentabilidade. Assente na ideia de reimaginar a relação das cidades e comunidades costeiras e ribeirinhas com os oceanos, mares e outras massas de água, o projeto promove ações que contribuem para a saúde dos ecossistemas aquáticos e o envolvimento ativo dos cidadãos. O projeto é formado por um consórcio que engloba sete cidades europeias: Malmö, Veneza, Génova, Lisboa, Oeiras, Hamburgo e Roterdão.
No âmbito da residência artística de Diana Policarpo e Bernardo Gaeiras, integrada na programação pública do piloto de Oeiras, convidam-se todos a participar em entrevistas de recolha de testemunhos, que serão futuramente apresentados na instalação “Estação Eco-Fluvial do Bugio”.
Mais informações em: https://www.oeiras.pt/