Todas as oportunidades e espaços são bons para explorar a ciência. Mesmo em tempos de confinamento social é possível pensar em soluções científicas e tecnológicas que têm impacto no nosso dia-a-dia. Foi exatamente para potenciar o explorador que há em cada criança e jovem que a SenCiência lançou o concurso Ciência em Casa, em colaboração com a Câmara Municipal de Oeiras.
Descubra em quatro perguntas e respostas como funciona este concurso e como pode participar.
1. Qual o objetivo do concurso Ciência em Casa?
Este concurso tem como objetivo promover a ligação entre as crianças e jovens de Oeiras e a ciência, através de breves projetos autónomos – ou semi-autónomos – que potenciem o enriquecimento cultural em tempos de isolamento social.
2. Quem pode participar?
O concurso Ciência em Casa está aberto aos alunos do 1º ciclo do ensino básico ao ensino superior que estudem em escolas, públicas ou privadas, no concelho de Oeiras. Os alunos poderão participar individualmente, ou em conjunto com membros do seu agregado familiar, explica o regulamento do concurso.
3. Como participar?
Os interessados em participar no concurso Ciência em Casa devem escolher uma questão que gostassem de responder. Por exemplo: “Como funciona o rádio?”; ou “Como é que o microondas aquece a comida?”. De seguida, dos jovens deverão procurar na internet ou em livros as informações necessárias que lhes permitam responder à questão escolhida. Os jovens deverão gravar um vídeo ou podcast onde explicam a pergunta que investigaram. O vídeo deverá ser enviado até às 23h59 do dia 8 de maio de 2020. Para esse efeito deverão recorrer à plataforma de submissão (www.senciencia.pt/cienciaemcasa) do concurso. Uma nota importante: “Para o projeto ser considerado para o concurso é obrigatória a resposta atenta e coerente ao breve questionário apresentado no momento de submissão do projeto”, é possível ler-se no regulamento do concurso.
4. Que prémios os participantes poderão ganhar?
Os projetos que mais se destacarem poderão ganhar prémios oferecidos por parceiros da Senciência, como as editoras Gradiva, Planeta Tangerina e Saída de Emergência, Scite, Aquário Vasco da Gama, entre outros, de acordo com a etapa de ensino em que se encontram.
Poderão também ganhar visitas guiadas a instituições de ciência com sede em Oeiras.
Os projetos vencedores serão ainda exibidos durante o FICA – Festival Internacional de Ciência, o primeiro Festival Internacional de Ciência a decorrer em Portugal, em Oeiras, agendado para o próximo mês de outubro (data sujeita a confirmação).
Há ainda a possibilidade de realizarem uma visita aos bastidores do FICA – Festival Internacional de Ciência, e conhecerem pessoalmente um dos oradores convidados.