O COMBUS é um serviço gratuito de transporte público urbano de Oeiras, que recomeçou a operar em junho de 2018. Estima-se que, até ao final do ano, beneficie cerca de 100 mil passageiros. O COMBUS abrange todas as freguesias do Concelho de Oeiras.
Dando seguimento à estratégia definida no novo ciclo de desenvolvimento para garantir melhores condições de mobilidade, o COMBUS, o serviço de transporte coletivo gratuito do Município de Oeiras, recomeçou a operar em junho de 2018, após uma paragem de quatro anos.
Este serviço foi retomado pelo atual executivo no início do mandato, visando abranger todas as freguesias do território até ao final de 2020, promessa cumprida em dezembro desse ano, com a chegada do COMBUS à freguesia de Porto Salvo.
O COMBUS tem por objetivo colmatar lacunas dos oeirenses relativamente à rede de transportes públicos existente, nomeadamente ao nível do acesso a instituições e a serviços tais como mercados, centros de saúde, igrejas, farmácias e sedes de juntas de freguesia, entre outros.
Os autocarros, deste serviço de transporte intra-freguesias, possuem uma porta exclusiva para entrada e outra para saída de passageiros, bem como sinalização para paragem, tendo capacidade de transporte para 16 passageiros sentados e 10 em pé, bem como acesso para pessoas com mobilidade reduzida.
No interior dos veículos, os passageiros visualizam um conjunto de informações disponibilizadas através dos monitores como imagens e detalhes do concelho de Oeiras. Dispõem, ainda, de display de informação de destino para o exterior dos autocarros e de fichas USB em cada um dos bancos, possibilitando o carregamento de dispositivos informático.
Todas as viaturas estão, também, equipadas com purificadores de ar, garantindo a devida higiene, comodidade e segurança.