O Dia Internacional do Microrganismo 2024 decorreu no dia 17 de setembro, na Praia de Santo Amaro de Oeiras, num evento dedicado à descoberta dos microrganismos.
Organizado pelo ITQB NOVA, em parceria com o Município de Oeiras, o evento ofereceu diversas atividades interativas e educativas para todas as idades.
Os visitantes observaram microrganismos ao microscópio, perceberam como estes ajudam a produzir energia a partir do lixo, conversaram com investigadores e ficaram a conhecer vários projetos em curso no Município de Oeiras onde a participação dos cidadãos é crucial para avançar o conhecimento no âmbito desta temática. Para os mais pequenos houve ainda a hora do conto, onde foram partilhadas histórias fascinantes sobre microrganismos.
O evento levou até à praia o hidromel, uma bebida fermentada a partir de mel. Os visitantes tiveram oportunidade de saber como é produzido este “néctar dos deuses” e observaram os microrganismos que participam na sua produção.
Esta iniciativa de descoberta do mundo invisível dos microrganismos foi um pré-evento da Noite Europeia dos Investigadores que aconteceu no dia 27 de setembro na Marina de Oeiras.