Decorreu, no passado dia 11 de julho, na Praia de Paço D’Arcos, em Oeiras, o encerramento do Projeto blueTIDE – Literacia do Oceano para uma Educação Integrada e Dinâmica.
Organizado pela Incubadora do Mar & Indústria e pelo MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, o evento contou com um momento de convívio, além de uma visita a uma zona entremarés rochosa, dirigida a crianças e adultos.
Estas zonas, de reconhecida importância, são o cerne do Projeto blueTIDE, que tem procurado, junto de alunos e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, apelar à sua preservação, em particular, nas regiões da Figueira da Foz / Sardoal, Peniche / Vila Nova da Barquinha, Setúbal / Santarém e Sines / Évora.
Ao longo do projeto, os alunos tiveram a possibilidade de participar em sessões de aula temáticas, visitas de estudo, além de festas e jogos pensados para celebrar a biodiversidade.
Já os professores, tiveram acesso a cursos de formação e recursos digitais específicos. Puderam ainda participar em atividades de divulgação, feiras e exposições.
Desta forma, conseguiu cumprir os seus objetivos de fortalecer a relação dos jovens com o Oceano e dos investigadores com as escolas, fomentando o interesse pela conservação destes sistemas costeiros.
O Projeto blueTIDE resulta de uma parceria entre a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o Instituto Politécnico de Leiria, a Universidade de Coimbra e Universidade de Évora e teve como promotora a IEFF – Incubadora de Empresas da Figueira da Foz.
Para a sua execução, recebeu 21.250,00€ de financiamento da Islândia, Liechtenstein e Noruega (EEA Grants), num total de 25.000,00€.