O Município de Oeiras vai lançar o seu novo portal digital em maio. O site, inspirado na estratégia de inovação da Oeiras Valley, criado para facilitar o acesso à informação pública e reforçar o escrutínio da administração e os direitos dos munícipes.
O projeto do novo site está enquadrado na estratégia da Câmara Municipal de Oeiras de requalificar e modernizar os serviços da autarquia, procurando aproximar o poder local dos cidadãos, através de uma melhor experiência de utilização dos diversos serviços, centralizados na nova plataforma.
O novo portal tem o objetivo de proporcionar uma utilização rápida e intuitiva dos serviços da autarquia e está a ser preparado para acomodar os diversos serviços eletrónicos, de forma a colmatar as necessidades dos cidadãos de uma forma eficaz e transparente. A renovação do site municipal irá também transformá-lo num ponto privilegiado de acesso à informação do território de Oeiras, como, por exemplo, é o caso da nova secção de agenda, onde poderá encontrar todas as atividades que irão decorrer no município.
Através da plataforma, poderá também conhecer o ‘Valley’, um chatbot preparado para responder às necessidades dos cidadãos e dar respostas diretas às questões colocadas pelos munícipes, direcionando-os para os serviços de que necessitam. O site terá ainda, como plataforma integrada de serviços, uma área pessoal reservada ao munícipe, acessível através de Chave Móvel Digital, ou apenas através do cartão de cidadão, onde poderá submeter pedidos de serviço e acompanhá-los durante o seu curso.
A Câmara Municipal pretende, desta forma, proporcionar uma maior comodidade de acesso aos serviços do município, dando prioridade à via digital, de uma forma prática, moderna e transparente.
Nova plataforma dedicada ao Urbanismo
Interrupção de serviços da Direção Municipal de Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano entre os dias 21 de abril e 03 de maio.
Através do novo site, terá também acesso a uma nova plataforma online dedicada ao Urbanismo, que visa uma adaptação ágil e uma análise rápida dos pedidos relacionados com as diversas operações urbanísticas. A migração de dados para este novo sistema informático irá implicar uma interrupção dos serviços por parte da Direção Municipal de Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano entre os dias 21 de abril e 03 de maio, tendo o Município apelado para que se evite a utilização dos serviços deste departamento durante os dias especificados.
A plataforma de urbanismo on-line, como componente essencial do novo Portal do Município de Oeiras, é uma forte aposta da autarquia num novo paradigma de atendimento online que se pretende criar, onde será possível submeter pedidos e acompanhar o estado de evolução dos mesmos.
Pretende-se, através da nova plataforma, aumentar a produtividade destes serviços e prestar um melhor atendimento aos cidadãos, o que implicará uma interrupção temporária dos mesmos, mas que não colocará em causa a dilação dos prazos em curso, estando todos os outros canais de informação (telefone / mail dos técnicos) disponíveis para informações necessárias.
A autarquia pede, no entanto, para que se encaminhe qualquer pedido de esclarecimentos para urbanismo@cm-oeiras.pt, até dia 20 de abril, pois, a partir de dia 21, o endereço irá ser descontinuado devido à integração dos serviços do novo portal, tentando-se, desta forma, evitar ao máximo eventuais incómodos que a situação possa vir a acarretar.