No passado dia 20 de junho, decorreu a cerimónia de entrega de prémios aos vencedores da 3ª edição do Fundo de Prova de Conceito InnOValley. Esta iniciativa apoia os projetos científicos mais promissores na área das ciências da vida, desenvolvidos em Oeiras.
O evento, que teve lugar no World Trade Center Lisboa, proporcionou uma oportunidade para interagir com uma comunidade dedicada à investigação e apresentação de ideias revolucionárias. Estes projetos não só aceleram a progressão da ciência, como também despertam o interesse de investidores, empresários e da indústria.
O Fundo para Prova de Conceito InnOValley é uma colaboração entre o Município de Oeiras, a Fundação Calouste Gulbenkian-Instituto Gulbenkian Ciência e o ITQB NOVA.
Este evento destacou, não só o talento e a criatividade dos investigadores de Oeiras, mas também a importância da colaboração entre entidades públicas e privadas na promoção da investigação e desenvolvimento científico.
Os galardoados desta edição, que se destacaram entre as 21 candidaturas em concurso, foram:
- Sofia Ferreira (NOVADOPASTREAM – Accelerating Precise Dopamine Fermentation);
- Teresa Pais (Harnessing Extracellular Vesicles from Human Cells for Targeted Delivery of Anti-inflammatory Drugs to Brain Endothelial Cells in Cerebral Malaria);
- Catarina Pimentel (PONTUSIN – A First In-Class Antifungal Drug);
- Carlos Moreira (COPE – Cutin Oligomeric Plant Immune Elicitors to Improve Plant Protection).
Veja o vídeo da cerimónia aqui.