Inês Cardoso Pereira, vice-diretora do ITQB NOVA, e Karina Xavier, investigadora principal do IGC, foram escolhidas para integrar a EMBO – a Organização Europeia de Biologia Molecular. As Investigadoras são as únicas cientistas em Portugal a integrar a lista de novos membros da EMBO.
A EMBO – excellence in life sciences escolheu as investigadoras Inês Cardoso Pereira e Karina Xavier para integrar a instituição. A Organização Europeia de Biologia Molecular (EMBO) é a mais reputada organização europeia de ciências da vida e a eleição das investigadoras certifica novamente a investigação de topo desenvolvida no Município de Oeiras.
Inês Cardoso Pereira lidera o laboratório de Metabolismo Energético Bacteriano do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa (ITQB NOVA) e Karina Xavier é a investigadora principal do grupo de Sinalização Bacteriana do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC).
Para Karina Xavier “é uma enorme honra ser nomeada” e o convite “representa uma grande oportunidade, que irá permitir aumentar a rede de colaboração com cientistas de todo o mundo.”
Por sua vez, Inês Cardoso Pereira fala na oportunidade de fazer parte de “uma organização que reúne investigadores de topo na área das ciências da vida”, ressalvando a honra e o orgulho de se juntar a cientistas por quem tem a maior admiração.
As duas investigadoras das duas instituições de investigação científica de Oeiras são as únicas cientistas em Portugal a integrar a lista de novos membros da EMBO em 2021.