A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, em Oeiras, inaugurou a instalação dos novos simuladores marítimos de última geração, no dia 25 de julho, adquiridos ao abrigo do projeto MARineSIM. A cerimónia de inauguração contou com a presença do Ministro da Economia do Mar, António Costa Silva.
No dia 25 de julho, a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) realizou a cerimónia de inauguração dos novos simuladores marítimos de última geração, adquiridos ao abrigo do projeto MARineSIM – “Marine Training for Seagoing Courses”, com financiamento do Programa EEA GRANTS.
Na sessão estiveram presentes o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, o Presidente do Conselho Geral da ENIDH, Rui Raposo, o Presidente da ENIDH, Luís Filipe Baptista, a Coordenadora Adjunta da Unidade Nacional de Gestão do EEA GRANTS, Maria Mineiro, a Diretora de Serviços de Programação da DGPM, Sandra Silva, e a Encarregada de Negócios da Embaixada da Noruega em Portugal, Ellen Aabø.
A aquisição destes equipamentos de simulação tem como objetivo reforçar os cursos da ENIDH nos domínios da capacidade de treino, formação e investigação na área marítima. Segundo Luís Baptista, o equipamento adquirido no âmbito do MARineSIM tem o potencial de catapultar “Portugal para a vanguarda da formação superior náutica”. Ressalva ainda que a utilização dos simuladores não será exclusiva à formação da comunidade escolar, mas também dedicada a trabalhos de investigação na área da investigação marítima.
A instalação dos novos simuladores contempla um simulador completo da instalação de propulsão de navios, uma sala de aula para treino com modelos de instalações propulsoras, um simulador de navegação por radar anticolisão (ARPA), um simulador visual de navegação, um simulador de navegação com cartas eletrónicas (ECDIS), um simulador de operação de cargas líquidas (navios petroleiros, químicos e de gás liquefeito) e um simulador de embarcações de sobrevivência e salvamento.